Infertilidade: O que é, sintomas, tratamentos e causas

A infertilidade é definida como a incapacidade de conceber após um ano de relações sexuais regulares sem o uso de métodos contraceptivos.
Nem toda dificuldade de engravidar é considerada infertilidade. O período normal de tentativas para concepção é de cerca de um ano. Se, após esse período, a gravidez não ocorrer, é aconselhável procurar a orientação de um profissional especialista em reprodução humana ou médico fertileuta para avaliação e diagnóstico.
O diagnóstico de infertilidade envolve avaliação médica detalhada, exames de sangue e imagem, análise de histórico médico e dos níveis hormonais e alguns testes específicos de fertilidade.
A infertilidade pode ser causada por fator feminino, fator masculino, a combinação dos dois fatores ou ainda sem causa aparente.
Alguns dos fatores femininos são: problemas de ovulação, tubários, uterinos, idade avançada, estilo de vida e fatores ambientais.
Alguns dos fatores masculinos são: problemas nos espermatozoides, varicocele, azoospermia, estilo de vida e fatores ambientais.
A infertilidade pode não apresentar sintoma, mas ciclos menstruais irregulares, dor durante o sexo, dor pélvica crônica ou histórico de abortos espontâneos, podem ser um alerta e importante indicador para uma pesquisa aprofundada.
Os tratamentos para infertilidade são: medicamentosos, cirúrgicos, as técnicas de reprodução humana assistida, acompanhamento psicológico.
Sobre as técnicas de reprodução assistida, as mais comuns são a fertilização in vitro (FIV) e inseminação intrauterina (IIU). Mas também há a doação de gametas (doação de sémen, óvulos e embrião).
É importante destacar que a infertilidade não é uma sentença. Muitos casais conseguem atravessar a dificuldade de engravidar com o tratamento e acompanhamento adequado.
Comments